quinta-feira, 23 de maio de 2013



PLANO DE AÇÃO MOBILIZAÇÃO

TODOS PELA EDUCAÇÃO


JACUNDÁ-PA
04 DE MARÇO 2013


 -------------------------------------------------------



ESCOLA SÃO FRANCISCO
MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO

TEMA: “ESCOLA E COMUNIDADE NA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”

PUBLICA ALVO: FAMÍLIAS E MEMBROS DA COMUNIDADE

DURAÇÃO: 02/2013 A 12/2013





 ------------------------------------------




MOBILIZAÇÃO
JUSTIFICATIVA:
 É imprescindível que se mantenha um dialogo franco com a comunidade escolar interna e externa para que a união entre escola/comunidade seja vista como um recurso para a busca de soluções em conjunto.
FINALIDADE:
A finalidade da mobilização pela educação é conscientizar a todos de que a escola não faz educação sozinha e que a educação integral parte de dois princípios: a educação moral (família)e a educação formal que é a escola e a partir da conscientização, levar todos a tomarem atitudes que venham a contribuir para uma educação moral e acadêmica de qualidade.
OBJETIVO GERAL:
 Despertar a consciência das pessoas sobre o compromisso social na afirmação do direito de todos à educação de qualidade.
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
* Alfabetizar as crianças ate os 8 anos;
* Combater a evasão e repetência;
* Valorizar a formação ética;
* Garantir o acesso e permanência das crianças com deficiência;
* Manter programas de educação integral;
* Transformar a escola em espaço comunitário;
* Promover a gestão participativa;
* Apoiar os conselhos escolares.




 -------------------------------------------


METODOLOGIA
* Reuniões
* Palestras
* Distribuição de cartilhas
* Ato publica (caminhada)
* Dialogo com a comunidade
* Convocação de Membros de Igrejas, Conselho Tutelar, Policia Poder Legislativo, Sindicato dos Trabalhadores, SEMED.

PARCERIA
* SEMED
 * SINTEPP
* Policia Militar ou civil
* Conselho Tutelar
* Igreja católica
* Igreja Evangélica
* Câmara de vereadores
* Comerciantes
* Radio



 ---------------------------------------------------------------




AÇÕES
ATIVIDADES
QUEM?
QUANDO?
Dialogando com a comunidade
Escolar interna

Direção

06/05/2013
Dialogando com conselho de classe

Direção, professores, pais

07/05/2013
Elaboração do plano de ação
Coordenação, Direção,
Corpo docente, conselheiros

08/05/2013
1º momento (abertura) carnaval pela mobilização, todos pela educação
Alunos, professores, coordenador, direção escolar, pais e demais funcionários.

08/02/2013
Dialogando com a comunidade externa

Professores Coordenadores

09/05/2013
Dialogando com a igreja, câmara, semed, conselho tutelar, comerciantes, policia sintep

          Direção Coordenação

10/05/2013
Distribuição da cartilha ou panfletos
Secretários, Assistente Educacional

08/05/2013
Passeata ou carreata seguida de ato publica
Corpo administrativo, Entidades Solicitada

09/05/2013
Elaborar um relatório com o resultado da mobilização

Neide

10/05/2013


ROTEIRO DO DESENVLOVIMENTO
1º DIALOGANDO COM A COMUNIDADE EXTERNA
* Acompanhar o processo de alfabetização das crianças para assegurar a alfabetização ate os 8 anos;
* A importância dos pais ou responsáveis e comunidade, no ensino aprendizagem;
* Ajudar o aluno a conservar o material escolar e o um uniforme;
* Assegurar a criança um momento diário em casa para estudar;
* Assegurar que as crianças façam o dever de casa;
* Comunicar-se regulamente com a escola;
* Verificar se seus filhos estão indo as aulas todos os dias;
* Ficar atentos aos horários da escola;
* Assegurar que as crianças respeitem todas as pessoas;
* Assegurar que o aluno não tenha atitude de preconceito;

2º DIÁLOGANDO COM COMUNIDADE EXTERNA
* Assegurar que o aluno seja alfabetizado ate os 8 anos;
* Assegurar que o aluno participe e faça os deveres propostos em sala;
* Assegurar que o aluno participe de todas as atividades direta ou indiretamente;
* Ajudar o aluno a conservar o material e o uniforme;
* Valorizar o mérito, desempenho eficiente, dedicação, assiduidade e responsabilidade dos alunos;
* Formatar na criança o desejo de freqüentar a igreja.

3º DIALOGANDO COM REPRESENTANTES DE ENTIDADES
* Assegurar que as famílias cumpram seus deveres para com os filhos;
* Incentivar as crianças e jovens a se alfabetizarem e prosseguir nos estudos;
* Usar a maturidade ao resolver qualquer problema envolvendo aluno/escola/família;
* Assegurar que as crianças estejam em seus lares na hora certa;
* Valorizar o mérito, formação, desempenho, dedicação, responsabilidade dos profissionais de educação;
* Atuar juntamente com direção, equipe Pedagógica e os demais profissionais da educação que atuam nas escolas.
RECURSOS
* Cartilhas (MEC)
* Folhetos
* Carro de som
* Radio comunitária

AVALIAÇÃO
Através da participação de todos e desempenho dos alunos.




ROTEIRO DO DESENVOLVIMENTO
1º DIALOGANDO COM A COMUNIDADE EXTERNA
* Acompanhar o processo de alfabetização das crianças para assegurar a alfabetização ate os 8 anos;
* A importância dos pais ou responsáveis e comunidade, no ensino aprendizagem;
* Ajudar o aluno a conservar o material escolar e o um uniforme;
* Assegurar a criança um momento diário em casa para estudar;
* Assegurar que as crianças façam o dever de casa;
* Comunicar-se regulamente com a escola;
* Verificar se seus filhos estão indo as aulas todos os dias;
* Ficar atentos aos horários da escola;
* Assegurar que as crianças respeitem todas as pessoas;
* Assegurar que o aluno não tenha atitude de preconceito;

2º DIÁ LOGANDO COM COMUNIDADE EXTERNA
* Assegurar que o aluno seja alfabetizado ate os 8 anos;
* Assegurar que o aluno participe e faça os deveres propostos em sala;
* Assegurar que o aluno participe de todas as atividades direta ou indiretamente;
* Ajudar o aluno a conservar o material e o uniforme;
* Valorizar o mérito, desempenho eficiente, dedicação, assiduidade e responsabilidade dos alunos;
* Formatar na criança o desejo de frequentar a igreja.

3º DIALOGANDO COM REPRESENTANTES DE ENTIDADES
* Assegurar que as famílias cumpram seus deveres para com os filhos;
* Incentivar as crianças e jovens a se alfabetizarem e prosseguir nos estudos;
* Usar a maturidade ao resolver qualquer problema envolvendo aluno/escola/família;
* Assegurar que as crianças estejam em seus lares na hora certa;
* Valorizar o mérito, formação, desempenho, dedicação, responsabilidade dos profissionais de educação;
* Atuar juntamente com direção, equipe Pedagógica e os demais profissionais da educação que atuam nas escolas.
RECURSOS
* Cartilhas (MEC)
* Folhetos
* Carro de som
* Radio comunitária

AVALIAÇÃO
Através da participação de todos e desempenho dos alunos.


Usuários online usuários online

Nenhum comentário:

Postar um comentário