A qualidade da nossa escola
É muito comum a gente ouvir dizer que o ensino público no Brasil é
de má qualidade. Mas o que é qualidade? Será que uma escola considerada de qualidade há cem anos ainda
hoje seria vista assim? Será que uma escola boa para uma população que vive no
interior da floresta amazônica também é boa para quem mora num centro urbano? Como todos vivemos num mesmo país, num mesmo tempo histórico, é
provável que compartilhemos muitas noções gerais sobre o que é uma escola de qualidade.
A maioria das pessoas certamente concorda com o fato de que uma escola boa é aquela em que
os alunos aprendem coisas essenciais para sua vida, como ler e escrever, resolver problemas
matemáticos, conviver com os colegas, respeitar regras, trabalhar em grupo. Mas quem pode
definir bem e dar vida às orientações gerais sobre qualidade na escola, de acordo com os contextos
socioculturais locais, é a própria comunidade escolar.
O que são indicadores?
Indicadores são sinais que revelam
aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Por exemplo,
para saber se uma pessoa está doente, usamos vários indicadores: febre, dor, desânimo.
Para saber se a economia do país vai bem, utilizamos como indicadores a
inflação e a taxa de juros. A variação dos indicadores nos possibilita
constatar mudanças (a febre que baixou significa que a pessoa está melhor; a
inflação mais baixa no último ano indica que a economia está melhorando). Aqui,
os indicadores apresentam a qualidade da escola em relação a importantes elementos
de sua realidade: as dimensões.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPara contribuir, os indicadores apontam, eles não são sinais. Quando algum indicador aponta para o abismo e há alguém caindo nele, entendemos perfeitamente a função do indicador. O indicador serve para ser monitorado constantemente. Ficou excelente o exemplo do termômetro que "indicam" a temperatura do corpo humano. Ou seja, um indicador só terá valores se houver uma série acumulada historicamente para poder ser avaliado. E daí entra a diferença entre avaliar e monitorar.
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