PLANO
DE AÇÃO MOBILIZAÇÃO
TODOS
PELA EDUCAÇÃO
JACUNDÁ-PA
04
DE MARÇO 2013
-------------------------------------------------------
ESCOLA
SÃO FRANCISCO
MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO
TEMA: “ESCOLA E COMUNIDADE NA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”
PUBLICA ALVO: FAMÍLIAS E MEMBROS DA COMUNIDADE
DURAÇÃO: 02/2013 A 12/2013
------------------------------------------
MOBILIZAÇÃO
JUSTIFICATIVA:
É
imprescindível que se mantenha um dialogo franco com a comunidade escolar
interna e externa para que a união entre escola/comunidade seja vista como um
recurso para a busca de soluções em conjunto.
FINALIDADE:
A finalidade da mobilização pela educação é
conscientizar a todos de que a escola não faz educação sozinha e que a educação
integral parte de dois princípios: a educação moral (família)e a educação
formal que é a escola e a partir da conscientização, levar todos a tomarem
atitudes que venham a contribuir para uma educação moral e acadêmica de
qualidade.
OBJETIVO
GERAL:
Despertar a
consciência das pessoas sobre o compromisso social na afirmação do direito de
todos à educação de qualidade.
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
* Alfabetizar as
crianças ate os 8 anos;
* Combater a evasão
e repetência;
* Valorizar a
formação ética;
* Garantir o acesso
e permanência das crianças com deficiência;
* Manter programas
de educação integral;
* Transformar a
escola em espaço comunitário;
* Promover a gestão
participativa;
* Apoiar os
conselhos escolares.
-------------------------------------------
METODOLOGIA
* Reuniões
* Palestras
* Distribuição de
cartilhas
* Ato publica
(caminhada)
* Dialogo com a
comunidade
* Convocação de
Membros de Igrejas, Conselho Tutelar, Policia Poder Legislativo, Sindicato dos
Trabalhadores, SEMED.
PARCERIA
* SEMED
* SINTEPP
* Policia Militar ou
civil
* Conselho Tutelar
* Igreja católica
* Igreja Evangélica
* Câmara de
vereadores
* Comerciantes
* Radio
---------------------------------------------------------------
AÇÕES
ATIVIDADES
|
QUEM?
|
QUANDO?
|
Dialogando com a comunidade
Escolar interna
|
Direção
|
06/05/2013
|
Dialogando com conselho de classe
|
Direção, professores, pais
|
07/05/2013
|
Elaboração do plano de ação
|
Coordenação, Direção,
Corpo docente, conselheiros
|
08/05/2013
|
1º momento (abertura) carnaval pela
mobilização, todos pela educação
|
Alunos, professores, coordenador,
direção escolar, pais e demais funcionários.
|
08/02/2013
|
Dialogando com a comunidade externa
|
Professores Coordenadores
|
09/05/2013
|
Dialogando com a igreja, câmara,
semed, conselho tutelar, comerciantes, policia sintep
|
Direção Coordenação
|
10/05/2013
|
Distribuição da cartilha ou
panfletos
|
Secretários, Assistente Educacional
|
08/05/2013
|
Passeata ou carreata seguida de ato
publica
|
Corpo administrativo, Entidades
Solicitada
|
09/05/2013
|
Elaborar um relatório com o
resultado da mobilização
|
Neide
|
10/05/2013
|
ROTEIRO
DO DESENVLOVIMENTO
1º
DIALOGANDO COM A COMUNIDADE EXTERNA
* Acompanhar o
processo de alfabetização das crianças para assegurar a alfabetização ate os 8
anos;
* A importância dos
pais ou responsáveis e comunidade, no ensino aprendizagem;
* Ajudar o aluno a
conservar o material escolar e o um uniforme;
* Assegurar a
criança um momento diário em casa para estudar;
* Assegurar que as
crianças façam o dever de casa;
* Comunicar-se
regulamente com a escola;
* Verificar se seus
filhos estão indo as aulas todos os dias;
* Ficar atentos aos
horários da escola;
* Assegurar que as
crianças respeitem todas as pessoas;
* Assegurar que o
aluno não tenha atitude de preconceito;
2º
DIÁLOGANDO COM COMUNIDADE EXTERNA
* Assegurar que o
aluno seja alfabetizado ate os 8 anos;
* Assegurar que o
aluno participe e faça os deveres propostos em sala;
* Assegurar que o
aluno participe de todas as atividades direta ou indiretamente;
* Ajudar o aluno a
conservar o material e o uniforme;
* Valorizar o
mérito, desempenho eficiente, dedicação, assiduidade e responsabilidade dos
alunos;
* Formatar na
criança o desejo de freqüentar a igreja.
3º
DIALOGANDO COM REPRESENTANTES DE ENTIDADES
* Assegurar que as famílias cumpram seus deveres
para com os filhos;
* Incentivar as crianças e jovens a se
alfabetizarem e prosseguir nos estudos;
* Usar a maturidade ao resolver qualquer problema
envolvendo aluno/escola/família;
* Assegurar que as crianças estejam em seus lares
na hora certa;
* Valorizar o mérito, formação, desempenho,
dedicação, responsabilidade dos profissionais de educação;
* Atuar juntamente com direção, equipe Pedagógica
e os demais profissionais da educação que atuam nas escolas.
RECURSOS
* Cartilhas (MEC)
* Folhetos
* Carro de som
* Radio comunitária
AVALIAÇÃO
Através da participação de todos e desempenho dos
alunos.
ROTEIRO
DO DESENVOLVIMENTO
1º
DIALOGANDO COM A COMUNIDADE EXTERNA
* Acompanhar o
processo de alfabetização das crianças para assegurar a alfabetização ate os 8
anos;
* A importância dos
pais ou responsáveis e comunidade, no ensino aprendizagem;
* Ajudar o aluno a
conservar o material escolar e o um uniforme;
* Assegurar a
criança um momento diário em casa para estudar;
* Assegurar que as
crianças façam o dever de casa;
* Comunicar-se
regulamente com a escola;
* Verificar se seus
filhos estão indo as aulas todos os dias;
* Ficar atentos aos
horários da escola;
* Assegurar que as
crianças respeitem todas as pessoas;
* Assegurar que o
aluno não tenha atitude de preconceito;
2º DIÁ LOGANDO COM COMUNIDADE EXTERNA
* Assegurar que o
aluno seja alfabetizado ate os 8 anos;
* Assegurar que o
aluno participe e faça os deveres propostos em sala;
* Assegurar que o
aluno participe de todas as atividades direta ou indiretamente;
* Ajudar o aluno a
conservar o material e o uniforme;
* Valorizar o
mérito, desempenho eficiente, dedicação, assiduidade e responsabilidade dos
alunos;
* Formatar na
criança o desejo de frequentar a igreja.
3º
DIALOGANDO COM REPRESENTANTES DE ENTIDADES
* Assegurar que as famílias cumpram seus deveres
para com os filhos;
* Incentivar as crianças e jovens a se
alfabetizarem e prosseguir nos estudos;
* Usar a maturidade ao resolver qualquer problema
envolvendo aluno/escola/família;
* Assegurar que as crianças estejam em seus lares
na hora certa;
* Valorizar o mérito, formação, desempenho,
dedicação, responsabilidade dos profissionais de educação;
* Atuar juntamente com direção, equipe Pedagógica
e os demais profissionais da educação que atuam nas escolas.
RECURSOS
* Cartilhas (MEC)
* Folhetos
* Carro de som
* Radio comunitária
AVALIAÇÃO
Através da participação de todos e desempenho dos
alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário